Stablecoin RAI é lançado, uma alternativa pura e descentralizada para DeFi

O stablecoin RAI tentará trazer estabilidade aos mercados DeFi com o objetivo de longo prazo de se tornar um ativo de reserva global estável, não vinculado à moeda de qualquer nação.

A nova stablecoin RAI, apoiada por Ethereum, espera ser o salvador do setor de DeFi, fornecendo uma alternativa de stablecoin verdadeiramente descentralizada

Desenvolvido pela startup de blockchain Reflexer Labs , o RAI não está atrelado a nenhuma moeda fiduciária e sua política monetária é administrada por um controlador autônomo em rede. É um fork do DAI do Maker. O cofundador da RAI Ameen Soleimani explicou:

“O RAI é um ativo lastreado apenas pela ETH, minimizado pela governança e programado para manter sua própria estabilidade de preços sem a necessidade de atrelar a uma referência de preço externa como o dólar americano.”

Soleimani acredita que a RAI, que ele apelidou de „Um Deus do Dinheiro“, tem um potencial muito maior do que simplesmente melhorar o setor DeFi, acrescentando:

“Nossas aspirações para a RAI, no entanto, são mais profundas – se a RAI cumprir seu propósito dentro do DeFi e começar a ganhar adoção global, pode provar ser uma solução viável para o Dilema de Triffin e trazer neutralidade confiável para a administração de um mundo estável ativo de reserva. ”
O Dilema de Triffin consiste em incentivos potencialmente contraditórios que surgem quando um ativo, como o dólar americano, serve tanto como moeda nacional quanto como reserva internacional.

Anunciado hoje, o ativo foi lançado no blockchain Ethereum e está disponível via Uniswap v2, com pools de mineração de liquidez definidos para serem anunciados nas próximas semanas. Antes de um forte pool de liquidez, a equipe admitiu que “o controlador estará mais fraco do que o normal”.

Embora seja estável, não está atrelado ao valor do dólar americano e, inicialmente, o preço de resgate do RAI será definido em $ 3,14. Um caso de uso imediato em finanças descentralizadas, ou DeFi, a equipe prevê que será um método para evitar a liquidação em fortes flutuações de preços para Ethereum e outras criptomoedas.

Como o RAI é diferente?

Stablecoins como o Tether (USDT) são centralizados e indexados ao dólar americano, enquanto até o Maker’s DAI aceita stablecoin USDC centralizado como garantia. Isso faz com que os verdadeiros acólitos das finanças da descentralização se preocupem, pois as moedas centralizadas podem ser censuradas. A RAI usa a ETH apenas como garantia.

A capacidade da RAI de manter um preço estável, apesar das flutuações no valor de seu apoio ETH, gira em torno de seu controlador PID – um mecanismo de loop de controle semelhante ao controle de cruzeiro de um carro.

O ativo tem dois preços, um preço de resgate e um preço de mercado. Quando o preço de mercado se desvia do preço de resgate, uma taxa de juros para aqueles que apostaram no Ethereum é definida para se opor ao movimento do preço, incentivando os usuários a retornar o RAI ao preço-alvo.

Soleimani, que também é o CEO do site de criptografia SpankChain, explicou que “funciona como uma espécie de mola: quanto mais o preço de mercado da RAI se move em relação ao preço-alvo, mais poderosa é a taxa de juros e maior o incentivo para retornar o RAI ao equilíbrio. ”